O que é um Esquema Ponzi?
Os Esquemas Ponzi são os esquemas fraudulentos que prometem pagar 100%, 200%, 300% por ano ou muito mais, apresentam-se como investimentos (obviamente ilegais), para que quem não entende acredite que conseguem gerar esse retorno. Estes esquemas duram em média entre 3 meses a 2 anos, dependendo do número de vítimas enganadas e das mentiras usadas. Antes de aparecerem as criptomoedas, os Esquemas Ponzi criavam ou usavam uma empresa cúmplice para receber o dinheiro das vítimas, que depois era transferido para a conta de empresas associadas ao Ponzi que só existem em papel registadas propositadamente em paraísos fiscais, para que ninguém soubesse quem são os donos. Com as criptomoedas, tornou-se mais fácil criar Esquemas Ponzi porque é mais fácil movimentar o dinheiro ilegal. O Bitcoin é usado por vários esquemas e torna-se difícil seguir o rasto do dinheiro. O funcionamento é muito simples, trata-se de um investimento falso que consiste em pagar os antigos investidores com o dinheiro dos novos participantes. Estas são as principais características dos Esquemas Ponzi:- Prometem ganhos elevados diários, semanais ou mensais irreais;
- Pagam por recrutar novos participantes e pagam um bónus por criar rede;
- Para justificar o retorno irreal dizem que fazem trading de criptomoedas, forex e outros investimentos que não têm provas;
- Normalmente só aceitam Bitcoin, mas também aceitar dinheiro de outras maneiras, para parecer legítimo;
- Nunca mostram provas do retorno. Fazem vídeos em que não mostram provas;
- Não têm licença da CMVM, CVM ou da SEC para poder oferecer investimentos.
O que é um Esquema em Pirâmide?
Os Esquemas em Pirâmide são um modelo de negócios que promete pagamentos e recompensas para membros que se juntam ao esquema e consigam convencer outras pessoas também a entrar. Por exemplo, um participante no esquema promete a dois amigos, que para entrar só têm de pagar 1.000€. A partir desse momento, só necessitam de recrutar outros participantes e por cada novo participante recrutado ganham uma comissão, alem da comissão mensal de pagar a taxa. O objetivo passa por recrutar novos participantes que façam o mesmo, criando uma enorme pirâmide. Normalmente no Facebook encontram novas vítimas fáceis de cair no esquema, no entanto, apresentam isto como uma grande oportunidade. Para o “negócio” duvidoso continuar de pé, têm de entrar novos participantes no esquema ou acaba por fechar ou inventar novas regras que obriga a colocar mais dinheiro no esquema. O desenvolvimento insustentável do esquema, é um dos pontos que o torna ilegal. A maior parte dos Esquemas em Pirâmide não tem produto ou serviço e são sustentados unicamente pelo dinheiro dos novos participantes recrutados. Contudo, existem alguns esquemas apresentados como empresas em que usam um produto ou serviço fachada. Essa tática é usada apenas para iludir e esconder a fraude, porque muitas pessoas pensam que por ter produto ou serviço não é fraude. A Herbalife, a Worldventures (conhecida por Dreamtrips), a Lyconet (conhecida como Lyoness) e até mesmo a Oriflame são alguns exemplos de Esquemas em Pirâmide. O foco é o recrutamento de novos participantes e a maior parte não tem clientes reais que consumem o produto, as pessoas só estão participando porque alguém numa conferência efetuou uma lavagem cerebral e disse que poderiam ganhar muito dinheiro. Normalmente os recrutadores mais ativos sabem que é um esquema e como iludir potenciais vítimas para que acreditem que estão perante uma oportunidade única.Formas de se proteger contra Fraudes
Para não ser enganado por estas falsas oportunidades de ganhar dinheiro fácil, deve fazer isto:- Desconfie. Uma oportunidade de investimento que promete ganhos fáceis, rápido e muito altos, com um valor baixo é provavelmente uma fraude. Se Warren Buffett ou outros bilionários não conseguem um retorno alto, como é que um negócio que não tem provas reais consegue.
- Cuidado com oportunidades. Um convite inesperado para uma oportunidade de investimento de alto retorno, normalmente é uma armadilha. Como os esquemas necessitam de dinheiro rápido, vão prometer coisas boas demais para ser verdade.
- Investigue o recrutador. Como é muito comum, quem promove esquemas, no passado já fez o mesmo. Basicamente existem pessoas desonestas em que o seu “salário” é enganar outras pessoas com estes esquemas. Durante o esquema dizem que é a melhor coisa do mundo ou que é uma oportunidade, mas quando rebenta fazem-se de inocentes e que não estavam há espera.
- Nunca confie em ninguém. Verifique. Os investimentos legítimos estão registados e existem várias regras. Nunca invista dinheiro em algo que não compreende.
- Denuncie. Sempre que encontrar um Esquema Ponzi ou Esquema em Pirâmide, é muito importante que denuncie ás autoridades competentes. Isso contribui para que o esquema não engane muitas pessoas, mas também as autoridades tomem medidas urgentes.